segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

BANDA DA SEMANA - YOU CAN'T WIN, CHARLIE BROWN

Em 2008 foi lançado um EP chamado Sounds & Shapes pela banda portuguesa V.Economics, Ex Voodoo Economics. Para quem ouviu este EP sabe que a qualidade apresentada por uma banda pouco ou quase nada falada surpreendeu pela positiva todos os seus ouvintes. Um EP de 5 faixas, onde o piano actua como um fio condutor de toda a acção instrumental e adiciona à música um tom mais melancólico, quase depressivo puxando com ele a guitarra, o baixo, a bateria e a voz também ela cheia de melancolia e pesar, devaneando e arrastando-se em gritos ecoantes. Uma banda vista, por quem a ouviu, como bastante promissora mas que desapareceu. Mas não sem deixar rasto.
Em 2009 Afonso Cabral, Salvador Menezes (Ex-V.Economics) e Luís Costa começaram o projecto chamado You Can't Win Charlie Brown. Um trio que rapidamente passou a quarteto com a chegada de David Santos também conhecido por Noiserv. Em 2010 lançaram o 1º EP homónimo, pela Optimus Discos. Este EP foi muito bem recebido pela crítica, a meu ver, faltava-lhe qualquer coisa, a melancolia da voz do Afonso estava lá assim como o piano, e isso trazia-nos à lembratura os V.Economics. Eis senão quando decidiram recrutar, para ajudar nas actuações ao vivo, João Gil e Tomás Sousa também eles ex-integrantes dos V.Economics, completando assim a banda de 6 que soava agora melhor que nunca.
Começaram então a trabalhar o album de estreia, que foi lançado em 2011 pela Pataca records, Chromatics.
Com este album juntámos a qualidade instrumental que adorávamos em V.Economics, ritmos mais dançantes mas sem nunca perder a tal melancolia imbutida na voz e no piano e uma energia nova, a meu ver, culpa da diversidade de personalidades que formam o conjunto e complementariedade que existe entre eles, assim como o leque de instrumentos tocados pelos vários elementos que é bastante diversificado.
Em 2012 a banda foi convidada para participar no festival South by Southwest em Austin no Texas, festival que é considerado por muitos como a Meca da música Indie. O problema foi que a banda não tinha como pagar as despesas, pois no caso deste festival, tudo fica a cargo da banda foi então que recorreram ao crowdfunding, cada pessoa podia deixar a sua contribuição no site da banda.
A banda irá lançar o seu segundo album em Janeiro de 2014, Diffraction / Refraction será o nome do disco e já podem ouvir o primeiro single "Be My World".

MBV


Sem comentários:

Enviar um comentário